Os Títulos de Capitalização são bastante populares no Brasil, principalmente por causa das possibilidades de ganho de prêmios em sorteios.

Eles são uma espécie de poupança programada, onde você investe uma quantia mensalmente – e existem as opções de um pagamento apenas na contratação e pagamentos semestrais – que será rentabilizada conforme as regras da empresa administradora do plano de capitalização e devolvida ao final do prazo de vigência do plano.

Com os Títulos de Capitalização, o grande diferencial são os sorteios, que podem ser mensais ou periódicos, em produtos ou valores em espécie.

Atualmente os bancos são os maiores fornecedores de Títulos de Capitalização, mas podemos encontrar instituições privadas não financeiras que também oferecem, algumas suportadas por financeiras.

Podemos dizer que os dois títulos de capitalização mais conhecidos são o Baú da Felicidade e a Tele Sena, ambos controlados pelo Grupo Silvio Santos, do famoso apresentador de TV. Ambos são planos que, mediante o pagamento mensal de prestações, permite concorrer a vários sorteios de valores e produtos e resgatar ao final da vigência.

Vamos falar dos benefícios de ter um Título de Capitalização.

Quais os tipos de Títulos de Capitalização existentes?

Plano Tradicional

É o título de capitalização onde, ao final do prazo de vigência, o proprietário dele resgate o valor total que foi investido com os pagamentos, desde que não haja prestação em atraso, corrigidos com juros e correção monetária.

Plano Popular

São os títulos onde o proprietário dele concorrerá a prêmios em sorteios e a devolução do valor investido, ao final da vigência, não é integral.

Compra Programada

Nesta modalidade, o proprietário do título define, no começo do plano, se quer receber, ao final da vigência, o valor acumulado e corrigido ou um determinado produto ou serviço que ele definirá dentre as opções dadas pela empresa vendedora do título.

Quais os benefícios de um Título de Capitalização

Podemos destacar os fatores abaixo como benefícios de um Título de Capitalização:

1 – Fazer uma economia programada

É possível, no ato de compra de um plano de capitalização, ou durante a pesquisa das opções de mercado, avaliar quanto será o valor a receber no final do prazo de vigência do título de capitalização.

Para pessoas que só podem guardar pequenas quantias, e ainda concorrerão a prêmios como em uma loteria, é uma forma de jogo com retorno de todo ou parte do valor pago. Considerando que as demais opções de jogo são de perda total do valor gasto – loterias, por exemplo – os títulos de capitalização tornam-se interessante por este aspecto.

2 – Ter uma disciplina financeira

Ao aceitar um plano de capitalização, você concorda com o prazo de vigência e em fazer os pagamentos mensais. Desta forma, pode tornar-se uma forma de poupança que ajuda a adquirir disciplina financeira.

3 – Concorrer a prêmios

Esse é certamente o fator mais importante na compra de um título de capitalização. A pessoa concorre em sorteios periódicos – podem ser mensais, semestrais – a diversos prêmios, tanto em dinheiro quanto em produtos.

Todas as condições – periodicidade dos sorteios, quais prêmios – variam conforme o produto e devem estar bem definidos pelo vendedor do plano no momento da pesquisa ou da compra.

Outro aspecto que diferencia os títulos de capitalização da maioria dos demais sistemas de jogos é que uma vez sorteado, a pessoa continuará participando dos sorteios até o final da vigência do plano, quando poderá fazer o resgate previsto nas condições dele.

 

Podemos ver neste artigo as características dos Títulos de Capitalização e que benefícios eles podem trazer. Ficou interessado e vive no estado de Santa Catarina? Então conheça o Tri Mania!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *