Se tem um segmento de mercado que virou o queridinho e gera uma expectativa cada vez mais a cada virada de ano é o de smartphones.
Sim, já vai longe o tempo em que os automóveis dominavam as atenções – o que teremos de novo ano que vem, que tecnologias serão incorporadas. Certamente eles continuam atraindo a atenção de muita gente, mas nada mais universal para mobilizar do que saber o que os novos smartphones trarão de melhorias, de avanços tecnológicos e funcionalidades.
Smartphones: um mercado que favorece até quem não quer novidade!
É tanto dinamismo nos lançamentos, novas séries e recursos – principalmente com a chegada da Internet das Coisas – que o mercado é agitado desde a parcela de consumidores que consomem novidade, sempre querendo o aparelho mais moderno, até quem não faz questão deste avanço todo.
E com a maior oferta de aparelhos, acaba se beneficiando com as promoções de lojas e operadoras, e vendendo aparelhos ótimos a preços menores. Como podemos ver, sabendo dessas informações do movimento do mercado, você pode até comprar celular barato!
Conheça o que há de mais novo no mundo dos Smartphones em tendências.
01 – Enfim, o 5G
Depois de muita expectativa e investimentos e um alarme falso em 2018, as operadoras de todo o mundo preparam-se para inserir a tecnologia 5G em definitivo no mercado e os primeiros aparelhos surgirão.
A Qualcomm lançou u chip com model 5G integrado e que ser oferecido em seus smartphones de topo de linha. Porém, no Brasil esta realidade só deve acontecer em 2020, quando é previsto que teremos serviços de internet que sejam compatíveis com o 5G.
02 – Aumento no número de câmeras
Chegarão com mais frequência ao mercado os smartphones com câmera tripla – um recurso que permite usar o zoom sem perde de qualidade, usando lente com distância focal que não é padrão, além do nível maior de detalhamento e a captura de imagens com fundo desfocado.
A Samsung já lançou no final de 2018 o A7 com câmera tripla e a Huawei foi a referência da funcionalidade com o P20 Pro. Espera-se um número bem maior de lançamentos para este e os próximos anos.
03 – A guerra do pixels está de volta
Há algum tempo já sabemos que os pixels são importantes mas não são um fator fundamental para uma câmera como um todo – o software usado e a abertura de lente são algumas das especificações que também contribuem.
Porém, quanto mais pixels para agrupar em uma foto, melhor será a definição dela. E pensando neste item de qualidade que é perseguido por mais pessoas usando smartphones como câmeras fotográficas, os fabricantes voltam a dar atenção para ele.
Samsung e Sony anunciam equipamentos com 48MP ainda em 2019. Isto pode dizer que o S10 e o Xperia novo já virão com esta novidade. Porém, em termos oficiais, apenas as chinesas Huawei e a Xiaomi – que vem lançando smartphones com excelente qualidade em vários quesitos – confirmaram que sairão de suas fábricas aparelhos com esta capacidade.
04 – O notch com os dias contados?
Essa parece ser a tendência: eliminar o notch dos smartphones à medida que mais fabricantes adotam um novo conceito, o da tela deslizante onde a câmera surge quando for usada, e não precisa ficar estaticamente presente na frente do aparelho.
Para quem acompanhou, principalmente usando iPhone, o notch é o que passamos a chamar de franja de tela do smartphone, aquela área retangular bem no topo da tela, abrigando câmera frontal e microfone, que permitiu expandir mais ainda a tela.
Esta novidade não foi bem recebida pelos clientes e muitos fabricantes se recusaram a implementar. E agora com a tela deslizável, o notch parece condenado à morte para os próximos lançamento.