Se tratando de dinheiro, todas as dicas que venham para influenciar positivamente são bem vindas, não é mesmo?!

E foi pensando nisso que separamos aqui cinco dicas úteis e infalíveis que irão te ajudar em suas finanças pessoais. Confira!

1- Faça seu planejamento financeiro familiar

Fazer um planejamento financeiro para você e para a sua família, irá lhe ajudar a ter maior controle sobre suas despesas pessoais e evitar consumos fora da sua capacidade de pagamento.

Ter uma estratégia é muito eficaz, pois além de auxiliá-lo a não gastar sem se planejar com antecedência, mantém seus gastos controlados.

Uma atitude errada, mas que é muito comum, é que muitas vezes não temos noção do quanto gastamos com pequenas compras ao longo de um mês. E registrar todos os gastos, até mesmo os pequenos, é fundamental para ter controle das despesas.

Para controlar melhor seu dinheiro, uma ótima dica é fazer isso através de uma planilha financeira para que acompanhe de perto o controle financeiro do que foi planejado, e faça ajustes quando necessário.

3- Evite comprar por impulso

Uma das melhores dicas para quem deseja ter controle das finanças pessoais, é evitar fazer compras por impulso. Ter um cartão neon para negativados disponível pode ser realmente tentador, mas busque comprar apenas o necessário.

Mantenha uma lista de compras em execução em um local visível e adicione itens à sua lista à medida que eles vão acabando.

Ao ir às compras, leve sua lista para que não acabe comprando além do planejado e antes de ir para o caixa, dê uma boa conferida e veja se você não adicionou ao carrinho algum item desnecessário, evitando assim comprar por impulso.

Com relação às compras grandes, como móveis e eletrodomésticos, compre-os apenas em caso de urgência e evite fazer compras apenas por capricho.

Este método irá lhe poupar não apenas dinheiro, mas também tempo.

4- Economize nos gastos mensais

Outra atitude que irá te auxiliar em suas finanças pessoais, é reduzir suas contas fixas e evitar desperdícios.

Você deve, juntamente com a sua família, se esforçar para evitar deixar as luzes acesas para diminuir os gastos com energia elétrica, evitar deixar portas abertas com ar condicionado funcionando, dentre outros detalhes.

Evite desperdiçar também alimentos, procure gastar menos tempo no banho e, seguindo a dica anterior, compre apenas os produtos e itens que estejam em falta.

5- Aprenda mais dicas sobre finanças pessoais

Por último, mas não menos importante, é necessário ter em mente que não há companheiro melhor para quem deseja ter uma boa relação com a vida financeira do que o conhecimento.

Por isso, sempre aproveite o tempo livre para se educar sobre finanças pessoais e empreendedorismo, pois dessa forma não terá grandes dificuldades para saber administrar essa área da sua vida.

Ao adotar esta prática, você com certeza irá observar os inúmeros benefícios que receberá ao estar se dedicando a aprender tudo o que puder sobre o assunto. Você pode fazer isso através de livros, ebooks, vídeos, cursos, revistas  e sites de referência​​ na internet. Seu bolso, sua conta bancária e o seu futuro, sem dúvidas, irão agradecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *